O que é a fitoterapia?

Fonte da imagem 

A fitoterapia, ou medicina herbal (herbal medicine) como também é conhecida, é a mais antiga forma de medicina existente no mundo, cujo uso se estendeu até aos nossos dias. 

A World Health Oragazination (WHO)* estima que 85% da população mundial recorre ao uso das plantas e produtos derivados das mesmas, para melhorar a sua saúde através das propriedades curativas destas. 

A fitoterapia utiliza preparados à base de plantas não só para combater a doença, mas também para evitá-la; para desintoxicar, apoiar o sistema imunitário e manter o corpo num estado de perfeito equilíbrio. Tratando cada individuo de forma única, o que significa que cada pessoa que sofra de uma doença a longo ou curto prazo, pode beneficiar da fitoterapia. 

A medicina alternativa é 100% natural e é muitas vezes preparada à base de plantas biológicas. A sua recomendação pretende melhorar o bom funcionamento dos sistemas do nosso corpo, resultando num equilíbrio na saúde. 

Os fitoterapeutas podem muitas vezes trabalhar em conjunto com os terapeutas convencionais; a maior diferença entre eles é que a fitoterapia utiliza produtos 100% naturais, e não de síntese química. Além disso os tratamentos visam tratar o paciente e não a doença (tratamento holístico).

Muitas das plantas são personalizadas, de acordo com as necessidades de cada um, para restabelecer grandes carências nutricionais ou deficiências bioquímicas num individuo, e por isso podem levar um tempo considerável a atuar. 

* Organização Mundial de Saúde 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que faz um fitoterapeuta?